quarta-feira, 27 de abril de 2016

Hospital Dr. Estevam inicia avaliação de atendimento


O Hospital Dr. Estevam iniciou esta semana pesquisa de satisfação de atendimento entre os pacientes. A pesquisa realizada junto ao público (pacientes, familiares e acompanhantes) vai avaliar, através de questionário, itens como: tempo de espera, qualidade da alimentação, conforto das instalações, limpeza do hospital, qualidade no atendimento dos médicos, enfermeiros, copa, porteiros, recepcionistas e informações recebidas.
A família do professor de história Roberto Soares, cuja esposa Socorro ganhou bebê no último dia 26 de abril na maternidade do Hospital, foi a primeira a avaliar as condições de atendimento. Após o parto e já com a filhinha Ana Isis nos braços gozando de plena saúde, Socorro Lima classificou o atendimento do Hospital Dr. Estevam entre bom e ótimo nos quesitos da pesquisa. “Gostei bastante do atendimento. As pessoas são muito atenciosas e as acomodações do Hospital são muito boas”, avaliou Socorro.   

A pesquisa indicadora de qualidade vai ajudar a administração do Hospital a identificar os pontos fortes e fracos no atendimento com o objetivo de melhoria crescente em cada item incluído na avaliação. 


Roberto e Socorro, com a bebê Ana Isis, ao lado da médica neonatologista Dra. Vanessa Matos 

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Salário maternidade e pensão por morte foram tema de palestra no Hospital Dr. Estevam


Uma equipe de técnicos do INSS visitou na quarta-feira, dia 20, o Hospital Dr. Estevam. O motivo da visita foi a realização de mais uma palestra sobre benefícios sociais que desta vez abordou os temas: salário maternidade e pensão por morte. O benefício, previsto na Constituição Federal, pode ser solicitado a partir já do oitavo mês de gestação, desde que haja um comprovante ou atestado médico comprovando o estado de gravidez e o tempo de gestação da criança. O auxílio maternidade também pode ser solicitado por mães que estejam desempregadas
Durante a palestra os técnicos explicaram aos profissionais de saúde do Hospital como orientar as famílias para que tenham acesso ao benefício, que pode ser solicitado a partir do nascimento da criança. Nesse caso, pode ser apresentada a certidão de nascimento do bebê como documento de comprovação, ou ainda no caso de adoção ou de guarda judicial, pode ser solicitado a partir do deferimento da guarda da criança, usando como documento de comprovação a certidão de nascimento do adotado lavrada com o deferimento da guarda infantil.


Palestra foi proferida pela Assistente Social do INSS, Vanessa Cláudia Beleza


terça-feira, 19 de abril de 2016

Recepção, consultórios e administração passam por completa reforma


O Hospital Dr. Estevam iniciou, na última semana, mais uma série de obras de melhorias e ampliação nas suas instalações. Desta vez a intervenção acontece nos setores de recepção, consultórios e na parte externa do setor de particular e convênios. Na sequência as obras atenderão também toda a parte administrativa do Hospital. As intervenções incluem substituição de piso e revestimento de paredes, pintura interna e externa, reforma de banheiros, substituição de iluminação e ar condicionados. 
Com previsão de inauguração para o próximo mês de maio, as obras são a continuidade de uma série de melhorias e ampliações em várias alas do Hospital. 
No último mês de março foi inaugurada a Unidade de Clínica Médica, com 30 leitos, que ampliou o atendimento e está possibilitando mais conforto aos pacientes.  

Para este ano já está em projeto a reforma completa do Centro Cirúrgico, com as obras tendo início no mês de junho. A direção do Hospital vai fazer também o Centro de Parto Normal, com foco na humanização. Pretende ainda ampliar o número de leitos da maternidade, dobrando a capacidade de atendimento desse serviço.




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Crianças com microcefalia poderão receber benefício de proteção social


O Hospital Dr. Estevam recebeu na quarta-feira, dia 6, uma equipe de técnicos do INSS que proferiu palestra sobre benefícios sociais destinados a crianças com microcefalia. O benefício, previsto na Constituição Federal, garante o pagamento de um salário mínimo para pessoa com deficiência cuja família não possa prover a sua subsistência.
Durante a palestra os técnicos explicaram aos profissionais de saúde do Hospital como orientar as famílias, no caso de bebês nascidos com microcefalia, para que tenham acesso ao benefício. 
Para pedir o benefício é preciso agendar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pelo telefone 135. É necessário que a criança possua número da identidade e do CPF para fazer o agendamento. Para a concessão do auxílio, a criança passará por avaliação médica e social.

O INSS informa que só podem receber esse benefício as crianças portadoras de microcefalia cuja renda per capta familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo.

Palestra foi proferida pela analista do Seguro Social do INSS, Josiane Morais Dias