terça-feira, 8 de março de 2016

Programação no Hospital Dr. Estevam comemora Dia Internacional da Mulher


O Hospital Dr. Estevam realizou na segunda-feira, dia 8, programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. Com o apoio de profissionais de enfermagem e estudantes de enfermagem foram realizadas palestras nos setores de Pronto Atendimento e Maternidade. Entre os temas abordados foi destacada a importância da mulher permanecer alerta e denunciar quando forem vítimas de crimes de agressões físicas. 
As palestras foram direcionadas principalmente às mães internadas na maternidade do Hospital. Outros temas abordados foram: o uso correto de métodos contraceptivos, a importância do autoexame da mama, a realização regular do exame de prevenção do papanicolau (que previne o câncer de colo uterino), pelo menos uma vez ao ano. Ainda durante a programação foi distribuído lanche às mulheres presentes ao evento.

História  


O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher. Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.