segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Confraternização dos funcionários do Hospital


Alegria, muito forró, churrasco e sorteio de brindes marcaram a confraternização de final de ano dos colaboradores do Hospital Dr. Estevam no último sábado, dia 26 de dezembro, na fazenda Cedro. O evento, que também reuniu funcionários da Easy Life e Forbidden (empresas do grupo Disraeli Ponte) marcou as comemorações de final de ano do Hospital, que encerra o ano de 2015 com importantes avanços nas áreas de infraestrutura, implantação de novas modalidades de atendimento, ampliação de serviços e de profissionais médicos.
















segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

ENTREVISTA - DISRAELI PONTE


Trabalho e novos investimentos visam mudar o perfil do Hospital Dr. Estevam



"Vamos ampliar o número de leitos da maternidade, dobrando a capacidade de atendimento desse serviço".

Novos investimentos e mudanças de foco no atendimento do Hospital, além de melhorias no relacionamento humano entre profissionais e pacientes. Esses são alguns dos desafios que estão postos ao diretor geral dos Hospital Dr. Estevam, Disraeli Ponte. "O nosso objetivo é fazer com que o Hospital se posicione à altura do desenvolvimento de Sobral", diz o empresário.

SaúdeNews - O Hospital Dr. Estevam, ao final deste ano de 2015, tem motivos para comemorar? 

Disraeli Ponte - Muitos motivos. Eu diria que o principal deles é que, apesar das limitações financeiras e dos problemas estruturais, nós conseguimos ampliar o atendimento e também o quadro de profissionais médicos e especialidades. Implantamos novos serviços, como o Centro Especializado em Urologia, a reforma completa da Psiquiatria, o Consulta Popular com Hora Marcada e o novo serviço de Clínica Médica, que será inaugurado em janeiro. Além disso obtivemos a renovação do selo Hospital Amigo da Criança por mais 5 anos. O nosso objetivo é fazer com que o Hospital se posicione à altura do desenvolvimento de Sobral. 

SN. Quais são os resultados da atual gestão?

DP- Acredito, sinceramente, que as conseqüências e o alcance de resultados são construídos diariamente, ao final de cada jornada de trabalho. E este nosso esforço diário está sendo compreendido pela população quando observamos a recente pesquisa interna feita sobre a qualidade do atendimento nos vários serviços do Hospital, por exemplo, que indicou níveis de satisfação variando entre 75% e 80% dos pacientes. Estes resultados nos animam muito porque indicam que estamos no caminho certo.  

SN. O senhor, como líder da organização, como motiva seus funcionários para o aprimoramento dos processos e para a busca de novas idéias?

DP- Nós aqui procuramos sempre desenvolver as potencialidades dos nossos colaboradores e motivá-los através de cursos etc. e da própria valorização de cada um, sempre dando espaço para sugestões e respeitando a opinião de todos que trabalham neste Hospital. Até porque temos a consciência de que o nosso quadro de colaboradores é o maior patrimônio da empresa. São eles que fazem o Hospital funcionar e obter os resultados que ele vem alcançando. São pessoas vocacionadas que estão aqui por amor, que têm vínculo afetivo com o Hospital Dr. Estevam. Acho que não existe motivação maior para alguém quando se tem laços de amor e afetividade com o seu espaço de trabalho.

SN- Na sua opinião, qual o perfil de um funcionário engajado no sistema de gestão pela qualidade?

DP- Em qualquer empresa ou instituição, o profissional precisa ter atitude e qualificação para exercer um cargo. No caso do Hospital, que é uma empresa que lida com vidas humanas, esses atributos precisam estar mais ampliados. Mas eu diria que o perfil dos colaboradores do Hospital Dr. Estevam é o espírito de solidariedade que existe entre todos que aqui trabalham.  

SN. Investimentos para o futuro?


DP- No momento atual nós estamos empreendendo esforços para entregar à população o novíssimo setor de Clínica Médica do Hospital Dr. Estevam, com foco 100% no atendimento particular. A Clínica Médica contará com 30 leitos para atender pacientes clínicos e cirúrgicos. Esse novo setor será inaugurado já no mês de janeiro. Também para 2016 já está em projeto a reforma completa do Centro Cirúrgico, com as obras tendo início no mês de março. Pretendemos fazer também o Centro de Parto Normal, com foco na humanização. Vamos ainda ampliar o número de leitos da maternidade, dobrando a capacidade de atendimento desse serviço. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Hospital Dr. Estevam realiza Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho






A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) do Hospital Dr. Estevam promove, entre os dias 15 e 17 de dezembro, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT). A abertura do evento ocorreu na terça-feira, dia 15, com a palestra "legislação trabalhista e NR32" (Norma Regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores em serviços de saúde). O engenheiro de segurança do trabalho, Ramon Fontinele, foi o palestrante. 
Já no dia 16, a CIPA realizou blitz nos setores do Hospital informando sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Hoje, dia 17, haverá palestra sobre Biossegurança no ambiente hospitalar, com a técnica em segurança do trabalho Josiane Aragão, esclarecendo sobre medidas que atuam prevenindo contaminação etc. Ao final da SIPAT haverá coquetel para os participantes e distribuição de brindes.

Valorização da vida


Para a direção do Hospital Dr. Estevam, a SIPAT não é vista como mero cumprimento da legislação, mas sim como a continuidade dos trabalhos voltados para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, em que o bom desempenho dos profissionais está na promoção da saúde, no aumento da produtividade e na valorização da vida.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Dr. Estevam comemora 13 anos de Hospital Amigo da Criança



O Hospital Dr. Estevam comemorou, no mês de novembro, 13 anos de certificação como Hospital Amigo da Criança. O reconhecimento é conferido pelo Ministério da Saúde e UNICEF às instituições que mobilizam seus profissionais para que suas condutas e rotinas sejam baseadas nos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. Essa distinção é re-certificada periodicamente, garantindo que a maternidade do Hospital dê continuidade a este importante trabalho.
Em média, o Hospital Dr. Estevam realiza 3.300 partos anuais, sendo destaque no incentivo ao aleitamento materno, onde quase 100% dos recém nascidos recebem o aleitamento na primeira hora de vida.
Na maternidade do Hospital, os profissionais de saúde incentivam e lembram às mães que "o ato de amamentar estimula o vínculo entre mãe e bebê, protege contra doenças, além de fornecer inúmeras vantagens nutricionais".


Os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno

1 – Ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, que deve ser rotineiramente transmitida a toda a equipe do serviço.
2 – Treinar toda a equipe, capacitando-a para implementar essa norma.
3 – Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo da amamentação.
4 – Ajudar a mãe a iniciar a amamentação na primeira meia hora após o parto.
5 – Mostrar às mães como amamentar e como manter a lactação.
6 – Não dar a recém-nascido nenhum outro alimento ou bebida além do leite materno.
7 – Permitir que mães e bebês permaneçam juntos 24 horas por dia.
8 – Encorajar a amamentação sob livre demanda.
9 – Não dar bicos artificiais ou chupetas a crianças amamentadas.

10 – Encorajar o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação, por ocasião da alta hospitalar.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Hospital Dr. Estevam é referência em Urologia


Médico urologista Rafael Arruda, coordenador da unidade de Urologia do Hospital Dr. Estevam


Com seis meses de implantação, a parceria do Hospital Dr. Estevam com o Centro Especializado em Urologia (Centrus) já transformou o Hospital em referência no atendimento urológico no interior do estado. De acordo com o médico urologista Rafael Arruda, coordenador da unidade, a parceria está com evolução bastante satisfatória. "Estamos atingindo os nossos objetivos, fazendo o atendimento em urologia, que antes era uma carência na região norte”, disse o médico lembrando que Sobral precisava de um ambiente que reunisse vários profissionais acessíveis à população, além de agregar equipamentos modernos para atender bem ao público. 
Fazendo uma avaliação do "Novembro Azul”, mês de prevenção do câncer de próstata, Dr. Rafael Arruda parabenizou o Hospital Dr. Estevam pela iniciativa de abraçar a causa e realizar o mutirão de PSA e toque retal de forma gratuita. "Foi muito importante para reforçar a importância da prevenção e melhorar a saúde do homem”, destacou o médico.

Serviço
Consultas com médicos urologistas e demais serviços disponibilizados pelo Hospital podem ser feitas pessoalmente ou agendadas através do telefone (88) 3613-2626 (Consulta Popular Com Hora Marcada).