sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Hospital Dr. Estevam realiza mutirão contra o câncer de próstata


O Hospital Dr. Estevam encerrou hoje, dia 27, a programação do Novembro Azul, mês dedicado a campanha de prevenção do câncer de próstata. Cerca de 60 homens (entre 45 e 70 anos) puderam realizar testes de PSA e toque retal gratuitamente durante o mutirão de saúde contra o câncer de próstata. Os pacientes foram recebidos com um café da manhã, além de palestra e apresentação de vídeos. 
O evento aconteceu na unidade de Urologia do Hospital (Centrus) e teve a importante participação dos médicos urologistas Dr. Rafael Arruda e Irismar Andrade, além da direção do Hospital. 
O Hospital Dr. Estevam informa aos que não conseguiram cadastrar-se a tempo para realizar os exames, que é possível fazer através da Consulta Popular com Hora Marcada (CPHM), pelo telefone: 3613-2626.  

O diretor do Hospital, Disraeli Ponte, fez a abertura do evento destacando a importância do exame de prevenção




Os urologistas do Centrus Dr. Rafael Arruda e Irismar Andrade tiveram importante participação no mutirão contra o câncer de próstata


Incidência

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Hospital Dr. Estevam na programação do dia do Doador Voluntário de Sangue


Na quarta-feira, dia 25, o Hospital Dr. Estevam realizou mais um importante curso de Educação Permanente. Dessa vez a qualificação abordou o tema “Terapia Transfusional - Instalação de Hemocomponentes” e teve como facilitadora a enfermeira Denise Pontes, gerente de enfermagem do Hospital. O curso fez parte da programação alusiva ao Dia do Doador Voluntário de Sangue e foi direcionado para os profissionais de saúde do Hospital, além de estudantes e interessados em ampliar conhecimentos. Na sequência do programa de Educação Permanente acontecerão os cursos de Farmácia: Interação Medicamentosa e também de Nutrição.   

Dia do Doador

A data, além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. Doar sangue é um ato de solidariedade humana, que ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias, através das transfusões de sangue. 

Atualmente no Brasil, são doadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano, segundo dados do Hemoce. No Dia Nacional do Doador de Sangue, os Bancos de Sangue de todo o país realizam atividades lúdicas e mutirões de coleta em escolas, hospitais, shoppings, praças e demais espaços de acesso público.



segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Bebês nascidos no Hospital Dr. Estevam vão para casa com registro de nascimento




Wendenberg Nascimento Marques, de pais sobralenses, foi o primeiro bebê a ser registrado no Hospital

A partir de hoje, dia 23, todas os bebês que nascerem na Maternidade do Hospital Dr. Estevam irão para casa com o registro de nascimento. A iniciativa é uma parceria do Hospital com o cartório Modesto de Carvalho (4º ofício). 
Wendenberg Nascimento Marques foi o primeiro bebê a ser registrado no Hospital. O serviço, gratuito, permite que todos os direitos da criança sejam garantidos desde os primeiros dias de vida. O Registro Civil de Nascimento é gratuito para todos as famílias brasileiras, e é garantido pela Lei nº 9.534/97. Tirar uma certidão de nascimento é um processo fácil e rápido. A partir de agora os bebês que nascerem na Maternidade do Hospital Dr. Estevam vão para casa com nome e sobrenome devidamente registrados.

Documentos para registrar o bebê

Os documentos necessários para o Registro da criança variam de acordo com a situação dos pais:

1- Se os pais estão casados, terão que apresentar os seguintes documentos:
A via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV) fornecida pela maternidade/hospital.
A certidão de casamento do casal
2- Se os pais não estão casados, terão que apresentar os seguintes documentos:
A via amarela da Declaração de Nascido Vivo (DNV) fornecida pela maternidade/hospital.

Um documento de identidade do pai e da mãe que tenha foto e válido em todo território nacional (pode ser Carteira de Identidade ou Carteira de Trabalho).

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Mutirão oferece testes de PSA em ação contra câncer de próstata


Homens com idade a partir de 40 anos poderão realizar testes de PSA e toque retal gratuitamente durante o mutirão de saúde contra o câncer de próstata realizado pelo Hospital Dr. Estevam. Ao todo, 50 consultas serão disponibilizadas com atendimento por ordem de chegada. 
O mutirão acontecerá no próximo dia 27 de novembro na unidade de Urologia do Hospital.      
Para garantir o exame gratuito, o interessado deve reservar sua consulta até o dia 20 de novembro no próprio Hospital ou através do telefone (88) 3613-2626.   
O mutirão faz parte das ações do Novembro Azul (mês de prevenção ao câncer de próstata) do Hospital Dr. Estevam. A campanha é voltada para a saúde do homem e visa orientar a população para a importância do exame de toque retal e PSA para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

SERVIÇO
O quê: Mutirão de Saúde de Combate ao Câncer de Próstata
Quando: Dia 27 de novembro de 2015, a partir das 8h
Onde: Hospital Dr. Estevam
Agendamento: (88) 3613-2626
Os atendimentos serão realizados gratuitamente

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Hospital Dr. Estevam foi destaque no programa Ferreira Aragão


O Hospital Dr. Estevam foi destaque no sábado, dia 14 de novembro, na Caravana do Programa Ferreira Aragão, gravado em Sobral no mercado público. Na ocasião, o diretor geral do Hospital, Disraeli Ponte, enfatizou a campanha Novembro Azul, mês internacionalmente dedicado às ações de prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. O diretor falou também das novas ações de ampliação de serviços do Hospital, como a implantação do Consulta Popular Com Hora Marcada (CPHM), a reforma e ampliação da unidade de Clínica Médica (que será inaugurada em dezembro) e da implantação do Centro Especializado em Urologia (Centrus) que já está em pleno funcionamento.

Novembro Azul


A programação do Novembro Azul, que incluirá palestras e campanhas de prevenção, vai atender tanto os funcionários do Hospital quanto o público externo. Durante o "Novembro Azul" no Hospital Dr. Estevam, todos os funcionários acima de 40 anos terão a oportunidade de fazer o exame de PSA (Exame de sangue que mede os níveis de PSA – enzima produzida pelas células da próstata). A programação contará ainda com palestras e atividades variadas durante o mês de novembro. 





sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Enfermagem em Nefrologia foi tema de curso de Educação Permanente

O Hospital Dr. Estevam realizou na sexta-feira, dia 11, mais um curso de Educação Permanente. Dessa vez a qualificação abordou o tema "Enfermagem em Nefrologia” e teve como facilitador o enfermeiro Francisco Santana. A realização do curso vem atender o aumento da demanda de pacientes no Hospital Dr. Estevam com problemas renais por conta da implantação do Centro Especializado em Urologia (Centrus). 
O curso teve como proposta atualizar os profissionais em relação às técnicas e abordagens em nefrologia e urologia. Além da equipe de profissionais de enfermagem do Hospital, o curso foi direcionando também aos alunos de enfermagem. Na sequência do programa de Educação Permanente acontecerão os cursos de Farmácia: Interação Medicamentosa e também de Nutrição. 

SIPAT 


Já na próxima semana, de 16 a 20 de novembro, o Hospital realizará a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O evento incluirá palestras educativas e ciclos de conversas. O encerramento contará com palestra sobre Biossegurança com O técnico em segurança do trabalho do SESMT da Santa Casa.


Curso foi direcionado aos colaboradores do Hospital e também para estudantes de enfermagem


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Hospital Dr. Estevam na prevenção do câncer de próstata


NOVEMBRO AZUL - HOSPITAL DR. ESTEVAM

Direção, médicos e colaboradores do Hospital juntos 
na campanha contra o câncer de próstata 



Após encerramento do Outubro Rosa, evento que busca alertar as pessoas sobre a importância da descoberta precoce do câncer de mama, o Hospital Dr. Estevam iniciou na sexta-feira, dia 6, a programação do “Novembro Azul”, mês internacionalmente dedicado às ações de prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. A programação, que incluirá palestras e campanhas de prevenção, vai atender tanto os funcionários do Hospital quanto o público externo. 
Ainda na sexta-feira, dia 6, o Hospital distribuiu camisetas com o símbolo da campanha para os seus colaboradores. Haverá também a distribuição de panfletos educativos esclarecendo sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. 
Durante o "Novembro Azul" no Hospital Dr. Estevam, todos os funcionários acima de 40 anos terão a oportunidade de fazer o exame de PSA (Exame de sangue que mede os níveis de PSA – enzima produzida pelas células da próstata). A programação contará ainda com palestras e atividades variadas durante o mês de novembro. 

Incidência

O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.

Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Hospital Dr. Estevam amplia número de especialidades médicas

Mais qualidade no atendimento aos seus clientes

Nos últimos meses, o Hospital Dr. Estevam vem dedicando esforços para ampliar o número de profissionais médicos no seu corpo clínico. Desde o início da nova gestão, mais de 20 novos médicos passaram a atender tanto através do SUS quanto nos setores de particular e convênio. Atualmente, o Hospital conta com profissionais nas seguintes especialidades: Cardiologia, Ortopedia, Gineco-Obstetrícia, Cirurgia Vascular, Dermatologia, Clínica Geral, Pediatria, Urologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Cirurgia Geral, Psiquiatria, Psicologia e Nutrição. 
De acordo com a direção do Hospital, a chegada dos novos profissionais vai ampliar a qualidade de atendimento aos pacientes. “Não há dúvida de que já conseguimos uma melhoria significativa no atendimento à população”, disse o diretor Disraeli Ponte, destacando o trabalho humanizado e de qualidade que vem sendo implantado pelo Hospital Dr. Estevam.




Novembro Azul